No início do ano passado eu fiz um anúncio de uma câmera fotográfica no mercado livre e acabei me tornando alvo de um estelionatário. Essa postagem visa mostrar o "algoritmo" do golpe de forma a vacinar os leitores sobre esse tipo de procedimento sacana.
O primeiro contato
Primeiramente o golpista entra em contato com o vendedor através do campo de perguntas do anúncio no mercado livre, demonstrando ter interesse no produto e passando um endereço de e-mail para contato.
Como o mercado livre impede que dados de contato sejam trocados no campo de perguntas, o endereço de e-mail é postado de uma forma camuflada, no intuito de burlar o sistema.
Se o endereço de e-mail é golpista171@gmail.com ele será postado como algo do tipo golpista 171 arroba gmail . comSe o vendedor não entrar em contato através do endereço de e-mail fornecido nada acontece, mas se ele entrar a aventura continua...
Até onde vai a toca do coelho
Uma vez que o vendedor entra em contato com o golpista, este irá tirar supostas dúvidas sobre o produto, fingir certa insegurança em relação à compra e contar algumas histórias da carochinha, Tudo depende da criatividade do 171. O mais importante é que no fim o golpista irá "comprar" o produto.
Seguem abaixo, prints da troca de e-mails que eu tive com o golpista.
ps: O nome utilizado pela pessoa é seguramente falso.Os e-mails falsos
Reparem que no ultimo print o golpista questiona se eu não recebi nenhum e-mail do mercado livre. Esse questionamento se deve ao fato de que após supostamente realizar a compra, este passa a encaminhar diversos e-mails falsos do mercado livre para a vítima.
Seguem abaixo, prints dos e-mails falsos que eu recebi.
Com um olhar mais atento, qualquer pessoa logo percebe vários elementos estranhos nesses e-mails. Convido o leitor a olhar para as imagens e tentar descobri-los, a seguir irei enumerar alguns deles:
- O endereço de remetente dos e-mails utiliza uma conta do gmail.
- Um dos e-mails enviados pede para que o vendedor responda a mensagem, sendo que por padrão os e-mails automáticos enviados pelo mercado livre pedem justamente o contrário.
- Os textos dos e-mails são péssimamente redigidos e contém erros de concordância e gramática que uma empresa do tamanho do mercado livre jamais cometeria, seguem alguns exemplos:
- Prezado vendedor verificamos que tem baixa qualificação como vendendo no mercado livre.
- Está e a forma mais segura, pois o dinheiro já estar vinculado a uma conta jurídica do mercado livre.
- Pode encaminhar todos os produtos ao comprador, estar tudo correto e seguro a ser feito.
- Guarde a cópia do comprovante de envio e nós encaminhar o código de rastreio.
- E lembrando, seu produto já estar pago!
- Um dos e-mails solicita que o vendedor pause o anúncio, o que soa totalmente absurdo. Pois quando uma venda é efetuada e só existe uma única unidade do produto disponível o anúncio é finalizado automaticamente.
Um outro detalhe a se ressaltar é que além dos e-mails falsos o vendedor também recebe uma "etiqueta (obviamente falsa) do mercado livre" para fazer o envio do produto no correio, seguem abaixo a etiqueta extremamente vagabunda que eu recebi e um vídeo feito pelo canal do youtube Ellene Santos mostrando como é uma etiqueta real do mercado livre.
Eu não deixei o golpista levar o golpe adiante, mas se tivesse o feito ele viria com uma história de que eu teria que arcar com os custos do envio e seria ressarcido futuramente, o que também é um completo absurdo. Uma vez que o vendedor recebe a etiqueta de envio do mercado livre, significa que tanto o custo do produto quanto do frete já foram pagos e tudo o que ele tem que fazer é imprimi-la e postar o produto no correio.
Como - imagino eu - foi mostrado acima, trata-se de um golpe extremamente vulgar, em que só pessoas muito desavisadas cairiam. Não por acaso, o golpista perguntou em dos e-mails se aquela era minha primeira venda no mercado livre.
A propósito, eu ainda tenho a câmera aqui em casa. Se alguém estiver interessado em um câmera boa e barata é só me avisar. Por hoje é só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário